MICRO

From OpenWetWare

(Difference between revisions)
Jump to: navigation, search
Current revision (20:08, 21 August 2013) (view source)
 
(2 intermediate revisions not shown.)
Line 23: Line 23:
<!-- Feel free to add or remove items from the navigation bar to customize the header for your class. -->
<!-- Feel free to add or remove items from the navigation bar to customize the header for your class. -->
-
A disciplina de '''Microbiologia e Biotecnologia''' é uma unidade curricular obrigatória do Mestrado em in [https://sites.google.com/site/bioquimicaemsaude/ Bioquímica em Saúde] do ramo em ''' ''Biotecnologia'' ''' e uma unidade curricular optativa do mesmo mestrado, mas dos ramos ''Bioquímica Clínica e Metabólica'' e ''Bioquímica Aplicada''. Os conteúdos programáticos nos ramos ''Biotecnologia'' e ''Bioquímica Clínica e Metabólica'' são claramente distintos.
+
A disciplina de '''Microbiologia e Biotecnologia''' é uma unidade curricular obrigatória do Mestrado em in [https://sites.google.com/site/bioquimicaemsaude/ Bioquímica em Saúde] do ramo em ''Biotecnologia'' e uma unidade curricular optativa do mesmo mestrado, mas dos ramos ''Bioquímica Clínica e Metabólica'' e ''Bioquímica Aplicada''. Os conteúdos programáticos nos ramos ''Biotecnologia'' e ''Bioquímica Clínica e Metabólica'' são demarcadamente distintos.
-
A '''Microbiologia''' é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos, como as bactérias, fungos, virus entre outros. Daí que a Microbiologia é uma importante ciência médica, no que concerne à sua relação com patologia das doenças infeciosas e com a imunidade. A moderna microbiologia desenvolve-se através da utilização de diferentes ferramentas da bioquímica e da genética para estudo dos microrganismos. No entanto, devido ao desenvolvimento biotecnologia, a própria Microbiologia também serve como ferramenta à clonagem e engenharia genética.  
+
A '''Microbiologia''' é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos, como as bactérias, fungos, virus entre outros. Daí que a Microbiologia é uma importante ciência médica, no que concerne à sua relação com patologia das doenças infeciosas e com a imunidade. A moderna microbiologia desenvolve-se através da utilização de diferentes ferramentas da bioquímica e da genética para estudo dos microrganismos. No entanto, devido ao desenvolvimento biotecnologia, a própria Microbiologia também serve como ferramenta à ''clonagem'', ''engenharia genética'' e à '''biotecnologia'''.  
-
Assim, a Microbiologia coloca-se numa área estratégia de relação com as mais diversas ciências e tecnologias. O âmbito desta unidade curricular insere-se num contexto de formação avançada, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito da microbiologia orientada para a ''tecnologia ambiental'' (microbiologia das águas), ''alimentar'' (microbiologia dos alimentos) e ''farmacêutica'' (resistência a antibióticos).  
+
Assim, a Microbiologia coloca-se numa área estratégia de relação com as mais diversas ciências e biotecnologias. O âmbito desta unidade curricular insere-se num contexto de formação avançada, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito da microbiologia orientada para a biotecnologia ambiental, alimentar, industrial e farmacêutica.
[[Image:TBS.jpg]]
[[Image:TBS.jpg]]
-
[https://sites.google.com/a/eu.ipp.pt/tecnologiabioquimica/plano-de-estudos/1o-trimestre Visitar página]
+
[https://sites.google.com/site/bioquimicaemsaude/ Visitar Página]

Current revision

Home        People        Ramo Biotecnologia        Ramo Clínica        Labs        Materials       


A disciplina de Microbiologia e Biotecnologia é uma unidade curricular obrigatória do Mestrado em in Bioquímica em Saúde do ramo em Biotecnologia e uma unidade curricular optativa do mesmo mestrado, mas dos ramos Bioquímica Clínica e Metabólica e Bioquímica Aplicada. Os conteúdos programáticos nos ramos Biotecnologia e Bioquímica Clínica e Metabólica são demarcadamente distintos.

A Microbiologia é o ramo da Biologia que estuda os microrganismos, como as bactérias, fungos, virus entre outros. Daí que a Microbiologia é uma importante ciência médica, no que concerne à sua relação com patologia das doenças infeciosas e com a imunidade. A moderna microbiologia desenvolve-se através da utilização de diferentes ferramentas da bioquímica e da genética para estudo dos microrganismos. No entanto, devido ao desenvolvimento biotecnologia, a própria Microbiologia também serve como ferramenta à clonagem, engenharia genética e à biotecnologia.

Assim, a Microbiologia coloca-se numa área estratégia de relação com as mais diversas ciências e biotecnologias. O âmbito desta unidade curricular insere-se num contexto de formação avançada, tendo como objetivo o desenvolvimento de competências no âmbito da microbiologia orientada para a biotecnologia ambiental, alimentar, industrial e farmacêutica.


Image:TBS.jpg Visitar Página


Personal tools