User:Ana Luisa Van Innis/Notebook/Caderno BioMol/2010/05/04

From OpenWetWare
Jump to navigationJump to search
Project name Main project page
Previous entry      Next entry

Entry title

  • Insert content here...



   *  Vectores 

Os vectores de DNA permitem a replicação, transporte e/ou expressão de segmentos de DNA de interesse para células alvo. Os vectores mais frequentemente utilizados são vectores plasmídicos, moléculas de DNA circulares derivadas de sequências de DNA bacteriano extra-cromossómico e modificadas para incluir elementos genéticos de interesse.

  1. Quais as características básicas que um vector plasmídico deve ter?

As características básicas de um vector plasmídico são: -origem de replicação (uma sequência particular do genoma onde se inicia a replicação) -gene de resistência (Selectable marker), normalmente a um dado antibiotico, de forma a poder isolar as bacterias que contem o plasmideo com o gene desejado. -locais de reconhecimento de enzimas de restrição (multiple cloning site)

2. Os vectores podem ser representados pela sua sequência de DNA ou por mapas que incluem a indicação dos elementos mais relevantes presentes no vector.

Pesquise no google imagens dos vectores pUC, pGEX, pcDNA, pEGFP e o sistema pTre/pTet-On. Que diferentes características apresentam estes vectores e para que servem?


3. De que forma é que um vector plasmídico é mantido na célula alvo?


4. Para além de vectores de DNA simples como os plasmídeos, podem-se construir vectores mais complexos com base em vírus, facilitando a entrada das sequências desejadas nas células alvo. Entre estes, os vectores retrovirais são muito utilizados por permitirem a integração estável do DNA no genoma da célula alvo. Se tivesse que construir um destes vectores, como faria para garantir que não há perigo de infecção e doença?