User:Diogo Amaral/Notebook/Caderno BioMol/2010/03/09

From OpenWetWare
Jump to navigationJump to search
Project name Main project page
Previous entry      Next entry

TP2

  • Que diferenças encontra e qual a sua origem?

As difrenças da sequencia da cadeia ADN para RNA são relativas aos pb's correspondes aos introes e sequencias reguladoras.

  • Onde se inicia a transcrição e porquê?

No nucleótido nº546 da query

  • Experimente traduzir ambas as sequências (tradução online). O que sucede e que implicações tem para o processo de expressão génica?

O genoma tem intrões que conteem varios codoes stop e por isso nao podiamos transcrever dessa sequencia. Ja a do RNA tem sequencias que nao codificam para a proteina, mas contem seuqencias que entre o codao de inciação e o codão de stop transcrevem a proteina.


  • Se estivesse a comparar a sequência de um gene de E. coli e seu transcrito, que diferenças esperaria encontrar? E se fosse de S. cerevisiae (levedura)?

O gene de S. Cerevisae iria ter menos intrões e no caso da E. coli iria ser semelhante em termos de tamanho.

  • As bactérias e leveduras podem ser crescidas facilmente em grandes quantidades, o que permite a utilização destes organismos como "fábricas" de produção de proteínas. Se pretender utilizar estes organismos para produzir uma proteína humana, que aspectos terá de ter em consideração?

Que possua genes reguladores que sejam capazes de operar a sequencia introduzida e que esta seja já a transcrita do mRNA.